Páginas

Manobras da vida*

     A pré-estreia do documentário ''Vida Sobre Rodas'', realizada ontem , em São Paulo, arrancou palmas e lágrimas do público. Com duração de uma hora e 48 minutos, o longa-metragem dirigido pelo ex-skatista Daniel Baccaro alinha objetividade e sensibilidade para retratar as transformações pelas quais passou a modalidade nos últimos 26 anos.
     A história é contada por meio de imagens de arquivo pessoal e depoimentos de quem viveu e vive o esporte, fato que garante que o filme não seja apenas uma exposição superficial de manobras bonitas. 
A mensagem principal do documentário é mostrar que é possível superar os obstáculos que a vida impõe. Na década de 1980, quando faltavam estruturas adequadas, o então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros (1917-1992), proibiu a prática do skate pelas ruas da Capital. Outro ponto abordado são as atividades das pistas Ultra, em São Paulo, e da existente em São Bernardo, que tiveram importante papel ao atender às necessidades dos esportistas.

     Nos anos 1990, foi o ''Plano Collor'' que atrapalhou o esporte, quando arrasou a economia brasileira e quebrou diversos patrocinadores.